MOSTRA GLAUBER EM TRANSE: ANOS 60


O GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Comunicação) organiza a mostra de filmes Glauber em Transe: Anos 60, que exibirá os quatro primeiros longas do cineasta em ordem cronológica. Sob a coordenação do Prof. Alexandre Rocha da Silva, os encontros acontecerão semanalmente no Auditório 2, da FABICO, sempre as quartas-feiras a partir das 14h 30min.

Glauber Rocha foi um dos principais realizadores na história do Cinema Nacional, porém grande parte de sua obra ainda permanece pouco explorada pelas novas gerações. Para tentar promover uma maior divulgação de sua obra, ocorrerá na FABICO uma mostra de filmes do cineasta intitulada GLAUBER EM TRANSE: ANOS 60, organizada pelo GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Comunicação) sob a coordenação do Prof. Alexandre Rocha da Silva, onde serão exibidos os 4 primeiros filmes de Glauber, todos eles realizados ao longo da década de 60. A mostra será realizada semanalmente no Auditório 2 da FABICO, sempre as quartas-feiras, iniciando dia 25 de agosto, a partir das 14h30min. Em cada encontro teremos a exibição de um filme, seguida de um breve debate com os participantes. A Mostra é aberta e gratuita, mas, por ser uma atividade de extensão, os alunos da UFRGS podem se inscrever no primeiro encontro pelo valor de 5 reais e ganhar os créditos complementares correspondentes e um certificado de participação

No primeiro encontro, dia 25/08, será exibido o primeiro longa de Glauber Rocha, Barravento. No filme, são retratados pescadores de uma vila no interior da Bahia que, influenciados um ex-morador que se mudou para Salvador, começam a questionar a exploração do trabalho a que são submetidos. Após o filme, ocorrerá uma discussão mediada por André Araujo e Cássio de Borba Lucas sobre as questões levantadas pela obra.

Já no dia 01/09, o filme escolhido é Deus e o Diabo na Terra do Sol, passado no sertão da Bahia numa narrativa que relembra a literatura de cordel e joga com uma série de mitos brasileiros – cangaço, coronelismo, messianismo – sendo assim o mais importante filme da primeira fase do Cinema Novo – que projetou Glauber ao reconhecimento internacional.

Dia 08/09, o terceiro filme de Glauber, Terra em Transe, será exibido. Nele, são problematizadas as políticas populistas ou fascistas que se desenvolviam na América Latina na década de 60. O filme foi lançado em plena ditadura militar, às vésperas do AI-5 e foi de extrema importância para a formação do pensamento político da classe intelectual da época.

No último encontro, dia 15/09, assistiremos ao filme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. É o primeiro filme em cores de Glauber e retoma os personagens apresentados em Deus e o Diabo, porém em um contexto diferente, engendrando novas relações e problemas surgidos num Brasil tomado pela ditadura militar.

Também estará disponível uma bibliografia, composta de textos relevantes a respeito de cada um dos filmes, escritos por Glauber ou críticos de cinema e estudiosos de sua obra. Os textos estarão disponíveis para Xerox na própria FABICO.

CONTATO: andrecsaraujo@gmail.com
arsrocha@gmail.com
cassioblucas@gmail.com


CRONOGRAMA

GLAUBER EM TRANSE: ANOS 60
14h30min – Auditório 2 – FABICO

(Rua Ramiro Barcelos, número 2705, Campus Saúde – UFRGS)

barravento-poster01.jpg
Barravento
Dia 25/08

7895233185104.jpg

Deus e o Diabo na Terra do Sol
Dia 01/09

terra-em-transe-a-blogueira.jpg
Terra em Transe
Dia 08/09

o+drag%C3%A3o+da+maldade+contra+o+santo+guerreiro.bmp

Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro
Dia 15/09

Anúncios

Um comentário em “MOSTRA GLAUBER EM TRANSE: ANOS 60

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: