Programa do curso de extensão ÀS MARGENS DO CINEMA: AUDIOVISUAL E COMUNICAÇÃO

Carga horária: 40h (33h presenciais; 7h em EaD)

Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva

Ministrantes: Felipe Diniz, Jamer Mello, Marcelo B. Conter, Márcio Telles

Monitor: André Araújo

Onze encontros semanais de 3h cada, em sextas-feiras, das 14h às 17h.

RESUMO: O curso, organizado pelo Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), objetiva desenvolver pensamento crítico sobre o audiovisual. Para tal propósito, serão estudadas teorias de autores e filósofos que se debruçaram sobre o tema. Dentre eles, destacam-se Gilles Deleuze, Vilém Flusser, Jaques Aumont, Raymond Bellour e Philippe Dubois. Serão problematizados os diferentes conceitos de imagem no audiovisual, manipulação temporal, remixagens em vídeos para web, as potências do falso no cinema e a possibilidade de se produzir pensamento através do audiovisual.

DESENVOLVIMENTO

Módulo Presencial

10/8 Marcelo, Márcio, Jamer, Felipe: A imagem no cinema: apresentação e problematização de diferentes abordagens do conceito de imagem. Autores de base: Aumont; Santaella; Bellour; Brissac; Deleuze; Flusser.

17/8 Marcelo: Deleuze e o cinema: sobre os conceitos de Imagem-movimento e imagem-tempo.

 24/8 Felipe: Fabulação e figuras do falsário no documentário. O documentário será o foco da discussão a partir dos conceitos propostos por Gilles Deleuze de fabulação e figuras do falsário. Tais conceitos remetem à concepção de um cinema cujo sentido designa a potência do falso e não modelos de verdade.

 31/8 Felipe: O cinema como jogo: regras, modelos e desconstrução. Os movimentos cinematográficos serão analisados tendo em vista o alargamento do conceito de jogo, a partir das teorias de Johan Huizinga, Roger Caillois, e Jacques Derrida. Por este prisma, o cinema é situado em uma zona em que se experimentam regras e ao mesmo tempo a subversão delas próprias.

 14/9 Jamer: Um “efeito cinema” na arte contemporânea
Parte 1: Cinema experimental e videoarte
Discussão sobre uma possível visão do cinema atravessado por suas inúmeras relações com a arte contemporânea. Artistas: Stan Brakhage; Chris Marker; Letícia Parente. Autores: Philippe Dubois; Raymond Bellour; Anne-Marie Duguet.

21/9 Jamer: Um “efeito cinema” na arte contemporânea.
Parte 2: Found footage – manipulação de imagens de arquivo. Reflexões sobre o uso de imagens já existentes como ação de recontextualização e resignificação dos sentidos originais destas imagens. Artistas: Harun Farocki; Péter Forgács; Bill Morrison. Autores: Philippe Dubois; Georges Didi-Huberman; Josep Català.

28/9 Márcio: Figuras de manipulação temporal no audiovisual
Replay e slow motion: conceitos. Práticas avant-garde do replay no cinema. Replay na televisão. Ao vivo e repetição. Duração, Memória e Replay. Estruturas de repetição nos games.

5/10 Marcelo: A Imagem-sonora. Aula expositivo-dialogada sobre o processo de autonomização do som no audiovisual. Autores de base: Deleuze, Flusser, Peirce, Saussure, Nöth e Santaella.

19/10 Márcio: Retromania e o audiovisual em sua condição ilimitada. Banco de dados, (boom da) memória, clichês/pastiche/paródias, tempo (morto), afeto/afecção, presença, ethicidade, molduras, assombração, fantasmas.

26/10 Marcelo. Márcio, Jamer, felipe: apontamentos para os artigos finais

30/11: Data final para entrega do artigo (via Moodle)

07/12: Avaliação dos artigos e do curso.

Módulo EaD: Serão realizados fóruns de discussão no Moodle para discussões extra classe dos textos abordados em aula, com ênfase nos meses de setembro e outubro. Através do Moodle também os alunos deverão enviar seus trabalhos finais.

FORMAS DE AVALIAÇÃO: Será avaliado o trabalho final da disciplina, que pode ser ou um texto crítico-reflexivo que aborde os conceitos e autores abordados na disciplina.

COMENTÁRIOS: Certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão: Os participantes que concluírem as atividades propostas e cumprirem 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total exigida pelo curso terão direito ao certificado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: