Palestra com Michael Goddard

Imagem inline 2
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGCOM-UFRGS) e o Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC) convidam para a palestra “CARTOGRAFIAS IMPOSSÍVEIS: O CINEMA DE RAÚL RUIZ”, com o Prof. Michael Goddard (Universidade de Salford, Reino Unido), com coordenação e mediação de Nísia Martins do Rosário (PPGCOM-UFRGS) e Jamer Guterres de Mello (PPGCOM-UFRGS). Haverá tradução consecutiva.
Imagem inline 1
Cartografias Impossíveis: O cinema de Raúl Ruiz
Michael Goddard, University of Salford
Raúl Ruiz (1931-2011) é considerado um dos mais significativos cineastas por diversos críticos de cinema, contudo seu trabalho foi pouco analisado no contexto anglo-saxão. O livro Cartografias Impossíveis tomara para si essa tarefa através de um amplo mapeamento da trajetória cinematográfica de Ruiz através de mais de cinco décadas de seu prolífico trabalho, desde suas obras inicias no Chile até os “dramas de costume” de orçamento europeu, culminando no recente Mistérios de Lisboa (2010). O livro trata da obra de Ruiz através de suas fontes e relações com o surrealismo, realismo mágico, cultura popular e o neo-barroco como um tipo de “cartografia cinematográfica impossível”, mapeando os espaços do real, do imaginário e do virtual no cruzamento entre diferentes contextos culturais, estratégias estéticas e mídias técnicas. Meu argumento é que através das diferentes fases identificadas na obra de Ruiz, existem continuidades chaves como a invenção de imagens cinemáticas singulares e a interrogação de suas combinações possíveis e impossíveis. A palestra vai apresentar alguns dos temas centrais do livro e utilizar essas ideias para ilustrar um espectro de filmes do diretor desde os anos 70 até Mistérios de Lisboa (2010), seu último grande projeto.
Michael Goddard é professor e pesquisador de estudos de mídia na Universidade de Salford, Reino Unido. Sua pesquisa versa sobre culturas midiáticas do audiovisual e teoria da mídia. Atualmente pesquisa ecologias de mídias radicais dos anos 70 e é também co-editor e autor de capítulos de coletâneas sobre a estética do noise e música contemporânea.
SERVIÇO:
O quê: CARTOGRAFIAS IMPOSSÍVEIS: o cinema de Raúl Ruiz
Palestra com o Prof. Michael Goddard (Universidade de Salford, Reino Unido)
Quando: dia 09 de abril – terça-feira
Horário: 14h30
Onde: Auditório 1 – Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FABICO).
Rua Ramiro Barcelos 2705, Santana, Porto Alegre – RS
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: