Colóquio Internacional Barthes Plural

23 a 26 de junho de 2015 – Universidade de São Paulo

“O texto é plural. Isso não significa apenas que tem vários sentidos, mas que realiza o próprio plural do sentido: um plural irredutível (e não apenas aceitável). O texto não é coexistência de sentidos, mas passagem, travessia; não pode, pois, depender de uma interpretação, ainda que liberal, mas de uma explosão, de uma disseminação.”(Roland Barthes. “Da obra ao texto”, em O rumor da língua)

Assim como o texto, a obra de Barthes é plural, não somente porque ela é crítica (e criação) dos mais variados temas e objetos artísticos, mas porque ela abre em nós, leitores, uma pluralidade de sensações, sentidos, lembranças e desejos de escrever, a cada leitura.

Em 2015, Roland Barthes completaria 100 anos. Como parte das comemorações brasileiras, convidamos pesquisadores do mundo todo a falar sobre esse Plural de Barthes de forma ampla: pluralidade de objetos artísticos, pluralidade de sentidos. Esperamos receber propostas sobre Barthes pianista amador, pintor de aquarelas, romancista experimental, fascinado por Brecht, pelo bunraku, pela ópera, cinema, culinária, etc., mas também sobre o Barthes que desperta em nós novas travessias, disseminações, novas formas de discutir (e criar) o romance, o ensino, o luto, o prazer, o corpo…

Serão aceitas propostas em português, francês, espanhol e inglês, com até 300 palavras. O tempo de exposição será de 30 minutos. As propostas de comunicação devem ser enviadas até o dia 31/10/2014 através deste formulário online: http://www.jotformz.com/barthesplural/participar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: