16º Semana da Imagem na Comunicação

Entre os dias 14 e 17 de maio, das 20 às 22h, no Auditório Bruno Hammes, o tema Design, Imagem e Tecnocultura reúne pesquisadores nacionais e internacionais que partilharão suas pesquisas com estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação, Design e outras áreas, além de todos os interessados nos Estudos da Imagem.  
 
O tema da semana emerge da necessidade de entender a multiplicação de imagens com as quais convivemos. Imagens geradas nas mais diversas épocas e com as mais diversas tecnologias convivem conosco todos os dias com suas sonoridades, formas, cores e texturas específicas. Trata-se de uma dinâmica tecnocultural mediada por softwares e por diversos sujeitos que participam deste processo. O certo é que que as imagens e seus aparelhos midiáticos in-formam: dão forma a uma realidade segundo as suas próprias leis. O modo de projetar as imagens, suas formas e as maneiras como elas dão forma à cultura contemporânea é o tema central da 16. Semana da Imagem na Comunicação.
 
Programação
Na segunda-feira, dia 14 de maioPeter Krapp, pesquisador americano e professor de Estudos de Cinema e Mídia na Universidade da Califórnia em Irvine. Possui estudos voltados para o tema da memória cultural, desenvolvendo trabalhos que contribuam para a história e teoria dos gadgets, jogos e materialidades digitais. Ele abordará o tema Glitch e o erro digital
 
Na terça-feira dia 15 de maio será a vez de Priscila Arantes, crítica de arte, curadora, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e do curso Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP. É também diretora artística e curadora do Paço das Artes, instituição do estado de São Paulo, desde 2007. A pesquisadora tratará de  Imagens e Arquivos da Violência.
 
Na quarta-feira, dia 16 de maioGabriela Reinaldo, professora do Instituto de Cultura e Arte, o ICA, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e coordenadora do laboratório de Estudos de Estética e Imagem, o Imago recuperará o pensamento de autores que contribuíram para os estudos da imagem numa perspectiva tecnocultural e do design. O assunto a ser abordado será Walter Benjamin e Aby Warburg – algumas notas sobre Atlas Mnemosyne e Passagens.
 
Encerrando o evento, no dia 17 de maio, teremos a participação de Alessandra Bochio e Felipe Castellani. Alessandra Bochio é artista multimídia, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É também membro dos Grupos de Pesquisas Arte, Design e Mídias Digitais (ECA/USP). Como artista se dedica a trabalhos colaborativos na realização de performances e instalações audiovisuais. 
Felipe Merker Castellani é compositor, artista multimídia, pesquisador e professor. Suas pesquisas práticas e teóricas atuais têm como campo problemático a criação musical em relação a outras práticas artísticas, como o vídeo e a dança, especificamente em contextos de criação coletiva e colaborativa. Atualmente é pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.
Os pesquisadores abordarão o tema Design e imagens interativas. 
 
Promovida pelo Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, memória e design (TCAv), a Semana da Imagem vem consolidando um espaço de reflexão e socialização de conhecimento sobre o lugar da imagem nos estudos midiáticos e na construção das formas de vida contemporâneas. O evento é aberto e gratuito.
Mais informações sobre o evento: http://tecnoculturaaudiovisual.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: