Design Estratégico

No entrecruzamento das teorias marcantes da produção científica
contemporânea – dos estruturalismos à complexidade – propõe-se a
identificação de caminhos que lancem novos olhares sobre os processos
sócio-culturais relevantes para a inovação cultural, pelas pesquisas
nas áreas de Design, Artes e Comunicação. Destacam-se estudos de
linguagens, representações, significação e cultura, no âmbito das teorias,
metodologias e práticas.

O Grupo de Pesquisa “Design, Arte e Comunicação” (GPDAC) reúne
pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de Pós-Graduação stricto
sensu e bolsistas de Iniciação Científica, para desenvolvimento do tema
inovação cultural, compreendida como formulações criativas, agregadoras
de valor social e sustentáveis. Propõe pesquisas de diversas linguagens
de representação e de comunicação, em diferentes práticas disciplinares,
metodológicas, estéticas e políticas, as quais tenham potencial heurístico
e pragmático. Promoverá a produção científica, técnica ou artística com
vistas ao debate, divulgação, formação de pesquisadores nos diversos
níveis e implementação de resultados. O GPDAC contemplará os grandes
temas “Sociedade, Culturas, Estéticas e Tecnologias. Esses temas poderão
desdobrar-se em inovação social, cultural, artística ou tecnológica, sem
prejuízo para outros vieses que venham a interessar. Na interface com a
semiótica crítica, justificam-se estudos avançados sobre os discursos e suas
condições de produção e fruição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: