Pesquisadores

Bibiana de Paula Friderichs

Possui graduação em Comunicação Social Radialismo pela Universidade de Passo Fundo (2000), graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2003), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desde 2004, Bibiana é professora na Universidade de Passo Fundo. Suas pesquisas vinculam-se ao jornalismo, a produção de sentido e a convergência de mídias.

Bruno Bueno Pinto Leites

Pesquisador na área de Comunicação e Cinema . Em 2017, defendeu a Tese Quando a imagem faz sintoma: imagem-pulsão e neonaturalismo no cinema brasileiro dos anos 2000, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 2014 e 2015 realizou estágio doutoral no IRCAV, Sorbonne Nouvelle – Paris 3, com bolsa da CAPES. Entre 2016 e 2017, foi professor substituto dos cursos de cinema da UFPel. É pesquisador vinculado aos seguintes grupos: GPESC ? Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (UFRGS/RS), GRUDES ? Desdobramentos simbólicos do espaço urbano em narrativas audiovisuais (UTP/PR) e SIMC ? Sonoridades, Imagem e Materialidades da Comunicação (IFRS). Tem interesse nas seguintes áreas: imagem, filosofia, metodologias, narrativa, cinema brasileiro, produção cultural. Atualmente é professor EBTT do IFRS, campus Alvorada, nos cursos de Produção de Áudio e Vídeo e de Processos Fotográficos

Fábio Pezzi Parode

Doutor em Estética pela Université de Paris 1 – Panthéon Sorbonne (2005), mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2000), Especialista em Design Estratégico pela UNISINOS (2008), graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, estética e comunicação, comunicação visual e design. É professor pesquisador em Design, Artes Visuais e Estética, com publicações na área; Realiza pesquisa sobre tendências em design, estética e sustentabilidade. Foi editor do periódico científico Strategic Design Research Journal, http://www.unisinos.br/sdrj, de 2008 até 2015. É membro do Grupo de pesquisa CNPq Pintura Contemporânea em seu Campo Específico, liderado pela profa. Dra. Icleia Borsa Cattani – UFRGS; membro do Grupo de Pesquisa CNPq Semiótica e Estudos da Comunicação – GPESC, liderado pelo prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva – UFRGS; e membro do Grupo de Pesquisa CNPq Design Estratégico para Inovação Social e Cultural, liderado pela profa. Dra. Ione Bentz.

Fábio Sadao Nakagawa

Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Salvador, Bahia, Brasil), desde 2011. Terminou em 1995, a graduação em Comunicação Social com habilitação em rádio e televisão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Campus de Bauru/SP. Defendeu o mestrado, em 2002, e o doutorado, em 2008, no Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Coordenador do Colegiado de Graduação, no período de 2011 à 2013, e Vice-Diretor da FACOM/UFBA, de 2014 à 2017. Atualmente, exerce a função de Professor Tutor do Programa de Educação Tutorial da Facom/ UFBA (Petcom) e o cargo de Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação, na INTERCOM. É membro do Grupo de Pesquisa Espaço – visualidade/ comunicação – cultura (ESPACC) da PUC/SP, que é coordenado pela profa. Lucrécia DAlessio Ferrara e desenvolve pesquisas na área da Semiótica, com ênfase nos estudos das linguagens cinematográfica e audiovisual e, também, nos estudos sobre a Cidade como meio de comunicação.

Fátima Aparecida dos Santos

Graduada em Design (programação visual) pela UNESP- Bauru em 1997, Mestre em Comunicação e Semiótica pelo PPG-COS da PUC_SP 2001 (defesa em 2002) com a pesquisa sobre as Linguagens do Web Design financiada pela FAPESP, Doutora em Comunicação e Semiótica pelo PPGCOS da PUC_SP em 2007 com pesquisa: Dimensões e linguagens do design gráfico. Estágio Pós Doc na Università Degli Studi di Torino – Depto Filosofia da Educação/ CIRCE – Semiótica (supervisão de Mássimo Leone – 2016/2017). É professora Associada do Departamento de Desenho Industrial da UnB (Universidade de Brasília), onde trabalha desde 2008. Atua no curso de graduação de Design, no Programa de Pós-Graduação em Arte e no Programa de Pós-Graduação em Design da UnB. Membro do CAD – UnB (2014). Coordenadora da Graduação Design (2013-2014), coordenadora adjunta PPGArte (2015-2016), vice-coordenadora do PPG Design (2013-2016). Pesquisando nas linhas de Arte Tecnologia (PPG Arte) e Design, Utopias, Territórios e Ecologias Urbanas (PPG Design).
Lidiane Santos de Lima Pinheiro

Professora adjunta do Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e pesquisadora integrante dos grupos de pesquisa CEPAD-UFBA (Centro de estudos e pesquisa em Análise de Discurso) e LOGOS-UFBA (Comunicação estratégica, marca e cultura). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Graduada em Comunicação Socia/Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Lizete Dias de Oliveira

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Mestrado / Diplome d Etudes Approfondies Archéologie Des Périodes Historiques – Université Paris I (Panthéon-SORBONNE) (1994) e Doutorado em Histoire de LArt et Archéologie – Université Paris I (Panthéon-SORBONNE) (1997), Pós-doutorado em Ciência da Informação – Universidade do Porto. Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Informação (DCI) da Faculdade e Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica e Subaquática, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, História, Semiótica, Ciência da Informação e Museologia.

Marcelo Bergamin Conter

Professor EBTT no IFRS. Realizou pós-doutorado em Comunicação na Unisinos (Bolsista da CAPES, Projeto 88881.030393/2013-01) onde integrou a pesquisa Creative Industries, Cities and Popular Music Scenes: The Social Media Mapping of Urban Music Scenes. É doutor e mestre pela UFRGS, com doutorado sanduíche (CAPES) pela Columbia University (Nova Iorque). Em 2013, publicou seu primeiro livro, Imagem-música em vídeos para web; e, em 2016, sua segunda publicação, LO-FI ? Música pop em baixa definição;. É membro das bandas Musical Amizade e Gentrificators. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: materialidades da comunicação; semiótica; música pop; música amadora; cultura digital; audiovisualidades. Também é produtor de áudio.
Natália Moura Pacheco Cortez

Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais e Semiótica. Integra o Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço.
Nísia Martins do Rosário

É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestre em Semiótica pela Unisinos (1997) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS (2015-16), membro dos grupos de pesquisa Gpesc (Grupo de pesquisa semiótica e cultura da comunicação) e Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção ) o qual é organizador da Rede Amlat (Rede Temática ?Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina?). A ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia.

Patricia de Oliveira Iuva

Professora Adjunta do Curso de Cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Linguagem e Culturas da Imagem. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na Linha de Mídia e Processos Audiovisuais. Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial) durante a graduação, bolsista CNPq durante o mestrado e bolsista CNPq durante um período do doutorado. Áreas de interesse: montagem cinematográfica, estética audiovisual, semiótica, teoria do autor no cinema, extra-fílmicos/paratextos (trailers, making ofs), campo cinematográfico e trajetória do artista, narrativas seriadas, gênero, identidade e sexualidade.

Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa

Graduada em Comunicação Social- habilitação Rádio e TV pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp (1995), mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. De 2002 a 2014 foi professora do curso de Publicidade e Propaganda da PUC/SP, onde ministrou disciplinas na área de Criação e Redação Publicitária. Na mesma instituição, foi coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda (2007 a 2011) e diretora adjunta da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (2013-2014). É Vice-líder do grupo Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade, Comunicação-Cultura, certificado pela PUC/SP no CNPq, liderado pela profa. Dra. Lucrécia D´Alessio Ferrara e membro do GPESC – Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação, certificado pela UFRGS no CNPq. Parecerista da Fapesp. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, de 2010 a 2014. É professora Adjunta e Gestora de Pesquisa do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica da Cultura, Retórica, Mídias e Cidade.

Renata Correia Lima Ferreira Gomes

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2008), mestre pelo mesmo departamento (2003), montadora formada pela Universidade de Nova Iorque/ NYU (1999) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1998). Foi coordenadora das pós-graduações lato sensu em Criação de Imagens e Sons em Meios Eletrônicos (2009-2010) e em Roteiro Audiovisual (2010-2012), no Centro Universitário Senac, nas quais lecionou várias disciplinas. Na mesma instituição, foi professora na pós-graduação lato sensu em Mídias Interativas, no bacharelado de Design de Interface e no bacharelado de Audiovisual, no qual também orientou trabalhos de conclusão de curso, pesquisas de iniciação científica e coordenou grupos de pesquisa. É articulista ocasional do jornal O Povo, de Fortaleza, e da Folha de São Paulo. Trabalhou em diversas produções de cinema e vídeo como montadora, assistente de montagem e continuísta. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo game, cinema, narrativa, imersão e roteiro.

Tarcísio de Sá Cardoso

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFBA. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP com bolsa CAPES (2015). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com bolsa CNPq (2010). Membro do grupo de pesquisa TransObjeto (CNPq). Atualmente, desenvolve pesquisa na área da comunicação. Projeto de pesquisa: Dilemas da comunicação na era digital – confrontação de modelos clássicos e contemporâneos. Desenvolve também pesquisas interdisciplinares com interesse nos trabalhos de Charles S. Peirce, especialmente os relacionados à semiótica, e nos trabalhos de Bruno Latour, especialmente os relacionados à filosofia e sociologia da ciência e à teoria do ator-rede. Possui experiência de docência em cursos superiores na área de Comunicação e Filosofia desde 2010, com ênfase em Teorias da Comunicação, Semiótica, Teorias da cibercultura.

 

Anúncios

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: