Pesquisadores

Nísia Martins do Rosário
É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (1997) e graduação em Comunicação Social – jornalismo pela mesma instituição. A ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia. Membro dos grupos de pesquisa Gpesc (Grupo de pesquisa semiótica e cultura da comunicação) e Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção ) o qual é organizador da Rede Amlat (Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina).

Fábio Pezzi Parode
Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Art & Science de l’Art – IEDES-Université de Paris I – Pantheon Sorbonne (2005); Especialista em Design Estratégico pela UNISINOS (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, estetica e comunicação, comunicação visual e design. Atualmente é professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS-, na Graduação e Pos-graduação em Design Estratégico, na linha de pesquisa Processos de projetação para inovar bens de uso; Realiza pesquisa sobre tendências em design, estética e sustentabilidade. É editor do periódico científico Strategic Design Research Journal, http://www.unisinos.br/sdrj, desde 2008.

Gabriel de Andrade Junqueira Filho
Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, planejamento e avaliação, seleção e articulação de conteúdos, práticas pedagógicas, organização do trabalho do professor, continuidade educativa entre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, currículo e produção das crianças e das infâncias a partir de múltiplas linguagens, interdisciplinaridade, pesquisa com crianças, formação de professores.

Lizete Dias de Oliveira
Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Mestrado / Diplome d Etudes Approfondies Archéologie Des Périodes Historiques – Université Paris I (Panthéon-SORBONNE) (1994) e Doutorado em Histoire de LArt et Archéologie – Université Paris I (Panthéon-SORBONNE) (1997), Pós-doutorado em Ciência da Informaçao – Universidade do Porto. Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Informaçao (DCI) da Faculdade e Biblioteconomia e Comunicaçao (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduaçao em Comunicaçao e Infromaçao. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, História, Semiótica, Ciência da Informaçao, Museologia.