Pesquisadores

Coordenação


Alexandre Rocha da Silva
Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), doutorado-sanduíche em Sémiotique – Centre d Étude de La Vie Politique Française (2002) e pós-doutorado na Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Atualmente é pesquisador do CNPq (bolsista produtividade) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, Teorias da Comunicação, Audiovisualidades e Micropolíticas. Autor de A dispersão na semiótica das minorias e Comunicação e minorias, também participou da organização de livros, entre os quais Imagem e tecnologias da representação, Audiovisualidades da cultura, Do audiovisual às audiovisualidades: convergência e dispersão nas mídias, Percursos semióticos: significação, codificação, semiose e interface. Foi editor das revistas Rastros e Em Questão, e sub-editor da Revista Fronteiras. Atualmente é editor da Revista Intexto, coordenador da área de estudos básicos do Curso de Comunicação Social da Ufrgs, coordenador da linha de pesquisa Linguagem e culturas da imagem do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação da Ufrgs, vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e coordenador do Diretório CNPq Semiótica e culturas da comunicação (GPESC). 

Ione Maria Ghislene Bentz
Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos (RS); Doutora em Lingüística e Semiótica pela USP (1981); Mestre em Lingüística e Letras pela PUC-RS; Estágio Pós-Doutoral em Lingüística e Letras – Paris VIII; Estágio de Pesquisa – Fundação Calouste Gulbenkian.Experiência em ensino, pesquisa e orientação nas áreas de Lingüística e Comunicação: Teorias da Linguagem (Discurso e Narrativa) e de Comunicação – Mídias e Produção de Sentido (Teorias e Metodologias); Semiótica Aplicada ao Design. Experiência em gestão de pesquisa e ensino como Coordenadora de Programa de Pós-Graduação, Diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Diretora da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação – Unisinos/RS; Participação na Diretoria COMPÓS (Associação Nacional de Programas de Pós-Gradução em Comunicação).
Nísia Martins do Rosário É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (1997) e graduação em Comunicação Social – jornalismo pela mesma instituição. A ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia. Membro dos grupos de pesquisa Gpesc (Grupo de pesquisa semiótica e cultura da comunicação) e Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção ) o qual é organizador da Rede Amlat (Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina ).

Fábio Pezzi Parode
Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do 
Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Art & Science de l’Art – IEDES-Université de Paris I – Pantheon Sorbonne (2005); Especialista em Design Estratégico pela UNISINOS (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, estetica e comunicação, comunicação visual e design. Atualmente é professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS-, na Graduação e Pos-graduação em Design Estratégico, na linha de pesquisa Processos de projetação para inovar bens de uso; Realiza pesquisa sobre tendências em design, estética e sustentabilidade. É editor do periódico científico Strategic Design Research Journal, http://www.unisinos.br/sdrj, desde 2008.

Gabriel de Andrade Junqueira Filho
Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, planejamento e avaliação, seleção e articulação de conteúdos, práticas pedagógicas, organização do trabalho do professor, continuidade educativa entre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, currículo e produção das crianças e das infâncias a partir de múltiplas linguagens, interdisciplinaridade, pesquisa com crianças, formação de professores.

Lizete Dias de Oliveira
Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Mestrado / Diplome d Etudes Approfondies Archéologie Des Périodes Historiques – Université Paris I (Panthéon-SORBONNE) (1994) e Doutorado em Histoire de LArt et Archéologie – Université Paris I (Panthéon-SORBONNE) (1997), Pós-doutorado em Ciência da Informaçao – Universidade do Porto. Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Informaçao (DCI) da Faculdade e Biblioteconomia e Comunicaçao (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduaçao em Comunicaçao e Infromaçao. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, História, Semiótica, Ciência da Informaçao, Museologia

4 comentários em “Pesquisadores

Adicione o seu

  1. Olá pessoal,
    Sou editora do site do Centro de Estudos Claudio Ulpiano e achei que talvez o site possa interessá-los, se ainda não conhecem. Ulpiano foi um dos primeiro divulgadores do pensamento de Deleuze no Brasil e suas aulas são lendárias. Estamos recuperando as centenas de fitas que seus alunos gravaram e tornando as aulas disponíveis na web; uma parte delas também está sendo transcrita. O endereço é:
    http://www.claudioulpiano.org.br
    Creio que vale a pena conferir. Um abraço, atenciosamente,
    Marici Passini

  2. Olá, eu queria saber se vocês tem sua revista em alguma universidade brasileira ou é um grupo independiente. Muito obrigada, espero desculpe meu português!

  3. Sou Telma Valente, professora de Semiótica da Imagem no curso de Design da Universidade Federal do Espírito Santo. Gostaria de receber informações sobre as atividades do GPESC, especialmente sobre Semiótica aplicada ao Design. Informo que sou formada em Jornalismo, pela PUCCAMP, sou mestre em Multimeios, pela UNICAMP e doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Sou coordeandora do NIPP (Núcleo de Imagem Produção e Pesquisa) da UFES desde 1997. Atualmente, desenvolvo um projeto de pesquisa e extensão sobre aplicações da semiótica peirceana no campo do Design.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: